CENTRO ESPÍRITA SEARA DE JESUS

Histórico

O Centro Espírita Seara de Jesus foi fundado em 31 de março de 1942, sendo o o 4º Centro Espírita do Estado de Santa Catarina. Em 1945 o Centro Espírita Seara de Jesus filia-se a FEC (Fundação Espírita Catarinense).
 
Seus fundadores: José Parente e Rosa Parente, Consuelo e Marcílio Santiago (os pais do Dr. Marcílio foram osfundadores do C.E. de São Francisco do Sul, o 1º de SC), Arcanjo Manique e Iracema Soares Rosa (mãe de Dorilda Esmeraldino).
 
Por trinta anos, o Centro Espírita Seara de Jesus não teve sede própria. Enfrentou muitas dificuldades até se fixar em um local. Nos primeiros anos de fundação, o Seara abria e fechava com muita frequência. Sua sede era alugada e as pessoas que alugavam queriam a casa de volta, por achar que ali baixava o “demônio”. Outro motivo para se fechar era que, quando algum diretor da casa ía para outra cidade, os espíritas daqui, naquela época, se achavam com pouco conhecimento para assumir os estudos da casa e a fechavam. Então eram feitas somente reuniões domiciliares, cada dia na casa de um companheiro, onde os espíritos se manifestavam. Essas dificuldades continuaram até que o casal Isaías e Doraci assumiram a presidência do Seara e ganharam um terreno, na frente de onde é hoje a sede atual. Então, amigos se reuniram e colaboraram na construção de uma pequena casa de madeira, que servia para as reuniões.
 
Ainda assim a casa passou por vários problemas e ficou fechada por 6 anos. Em 1974, a Federação Espíita Catarinense reabriu o Seara, na mesma velha casa, entregando sua diretoria à Dorilda Esmeraldino.
 
Em 1975, um deputado colaborou para a construção de uma sede nova, desta vez de material, hoje conhecida como "Searinha".
 
Em 1992, sentiu-se necessidade de uma sede maior, devido ao grande número de pessoas que procuravam o Centro Espírita. Então, vendeu-se o Searinha e comprou-se o terreno de frente, onde é a sede atual. Todos os materiais para a construção foram doados e as outras despesas foram pagas com dinheiro de 150 almoços realizados.
 
Em 31.03.1992 comemorou-se 50 anos de fundação do C.E. Seara de Jesus com palestra do Sr. Divaldo Pereira Franco.
 
A Senhora Dorilda Rosa Esmeraldino ficou à frente da presidência do Seara de Jesus, desde a reabertura, em 1974 até 1996, quando assumiu uma nova diretoria, em 31.03.1996, tendo como presidente Ana Gomes Coral.



12-12-1973 - 1º Encontro com a Federação Espírita Catarinense
Nesta casa o Seara funcionou durante 1 ano
Jovem Tadeu falando em nome da Mocidade Espírita Consolador de Tubarão
Dorilda Esmeraldino assumindo Direção do Centro e Isaias Rosa - Presidente anterior
Searinha em obras
Atual sede do Seara de Jesus em obras
Atual sede do Seara de Jesus em obras
Atual sede do Seara de Jesus em obras
Atual sede do Seara de Jesus em obras
Atual sede do Seara de Jesus em obras